A nossa história

Publicado em domingo, 02 março 2014, 00:01

...Em Outubro de 1967 foi criada no Estádio Nacional uma escola de ténis chamada Centro de Iniciação de Ténis da Cruz Quebrada, fundada pelo Prof. Alfredo Vaz Pinto, sendo também professor da escola o Prof. Eduardo Carona, tratando-se da primeira escola de ténis em Portugal a ministrar aulas em grupo, com aulas às quartas-feiras e sábados à tarde.

Em Setembro de 1972 foi criado o Clube de Ténis do Jamor, sendo Américo Sáragga Leal o presidente da comissão organizadora, com o intuito de dar aos alunos da Escola treinos e vivência de competição quer a nível individual quer em equipas em representação do Clube. Tal como consta dos estatutos do clube este destinava-se a "promover a prática e expansão do Ténis em estreita colaboração e apoio ao Centro de Iniciação de Ténis do Estádio Nacional".

Com o 25 de Abril o Centro de Iniciação passou para a alçada da Direcção Geral dos Desportos, sendo os professores pagos através do Fundo do Fomento do Desporto.

Em 1979, o Prof. Eduardo Carona foi convidado para exercer as funções de Director das Instalações de Ténis do Estádio Nacional, ao mesmo tempo que passa a responsável pelo Centro de Iniciação.

Na sequência de toda esta organização, em 24 de Outubro de 1980 o Clube de Ténis do Jamor junto com o Sport Lisboa e Benfica, a Escola de Ténis de Oeiras e Ténis Clube de Portugal funda a Associação de Ténis de Lisboa para promover e dinamizar o ténis na nossa região.

Em Março de 1989 o Estádio Nacional propôs ao Clube a passagem da Escola para a sua alçada, continuando a ter como objectivo a promoção e desenvolvimento do ténis, bem como o acompanhamento dos jovens com maior aptidão para a modalidade ao longo da sua carreira de jogador de competição. Entre 1972 e 1989 o Clube foi responsável unicamente pelos treinos de competição que funcionaram sempre nos campos cobertos do Estádio Nacional. A partir desta data as aulas passaram a decorrer de segunda a sexta-feira da parte da tarde, e aos sábados de manhã e de tarde foram criadas as aulas de Mini-Ténis o que levou a que a dinâmica da Escola fosse aumentando.

O Clube começou a ser reconhecido por todos como um pólo de formação de jogadores de qualidade tendo saído do Clube alguns dos nossos melhores atletas que chegaram a ser campeões nacionais e a representar o país nas Selecções Nacionais. Ao longo destes anos treinadores do clube têm exercido funções em diversos órgãos associativos e federativos, como Mário Azevedo Gomes (Director Técnico Regional de Lisboa, Director Técnico Nacional e Presidente da Associação de Treinadores de Ténis), José Tanqueiro (Director Técnico Regional de Lisboa e Coordenador das Selecções Regionais), Luís Farinha (Membro do Conselho Técnico da A.T.Lisboa) e Carlos Cordovil (Seleccionador Regional de Iniciados da A.T.Lisboa, responsável pelo Plano Nacional de Detecção de Talentos da zona Centro da F.P.T. e actual Vice-Presidente da Associação de Treinadores de Ténis).

Sempre em estreita colaboração com o Estádio Nacional, o C.T.J. foi responsável pela organização de inúmeros torneios oficiais dos quais se destacam "Grande Prémio das Selecções do Reader`s Digest", "Grande Prémio Alfa-Romeo", e os Torneios "Sumol", "Grundig", "Centro", "Slazenger", bem como diversos Campeonatos Regionais da Associação de Ténis de Lisboa. Além disso colaboramos desde a primeira hora com o "Estoril Open" através de angariação de jovens para apanha bolas e juízes de linha e fomento do gosto pela arbitragem, como são disso exemplo os nossos melhores árbitros internacionais Jorge Dias e Carlos Ramos, ex-atletas do clube.

Em 1 de Outubro de 2001 foi renegociado o protocolo com o então CAAD, tendo estado em vigor até 2007. No dia 1 de Outubro de 2007, foi assinado o protocolo actual, entre o Presidente do Clube, Professor Alfredo Vaz Pinto e o Presidente do IPD, Professor Doutor Luis Sardinha...

...hoje em dia na sequência desta dinâmica de trabalho, o Clube de Ténis do Jamor conta com aproximadamente 400 alunos entre crianças e adultos, o que o torna num dos clubes com maior dimensão na Federação Portuguesa de Ténis.

Corpos Sociais

Assembleia Geral

Presidente: João Mira Gomes

Secretário: Luis Nova

Secretário: João Mil-Homens

Direcção

Presidente: Alfredo Vaz Pinto

Secretário: Mário Azevedo Gomes

Secretário: Eduardo Carona

Conselho Fiscal

Presidente: Rui Santos

Secretário: Catarina Carvalho

Secretário: Nuno Sepúlveda